24.4.07

Registros do primeiro turno

Como vcs devem saber, domingo, dia 22, foi o primeiro turno das eleições presidenciais da França. Eu ja planejava ha uma semana, ver o clima nas ruas. Durante todo o mês, nenhum som (leia-se carro de som), panfletos, nada! Vai ter eleição mesmo? Nem parecia.

Uma perguntava pairava no ar para todos: os franceses vão votar? Qual vai ser a taxa de votação, ja que em 2002 o Le Pen foi ao segundo turno por causa das abstenções? Não havia nada, na cidade, nas ruas, que indicasse uma movimentação.

Uma colega (jornalista) de Floripa me fala da mesma vontade dela. Vamos! Fomos nos. Eu, Terezinha, seu marido, o Silvio (o meu nao quis ir) e sua filha Helena, a garota mais fotografada do dia. Vcs vao ver!

Passamos por um parque pra seguir o caminho. Muuuita gente!!! Pensava: xiii, sera que eles votaram mesmo? Bem, depois se revelou o maior comparecimento desde 1964! Mais de 36,9 milhões pessoas. 84,6% de votantes.

Primeiras imagens. A igualdade de espaço, com impressos, radio e TV.
14 ème







Onde havia como se expressar, havia expressão. Na verdade, o modelo que preserva a cidade, limita, naturalmente, a expressão em locais publicos. O radio é um dos maiores espaços para falar ou nos foruns da net.




Sede do Partido Socialista. QG de "Sego". Algum cartaz? foto da candidata? nada. Fachada historica e socialmente respeitada.







No QG de Ségolene Royal, mais jornalista por metro quadrado do que qualquer coisa. Tvs de todo o mundo.














A Helena e seu pai eram filmados e fotografados por todos, por todos mesmo!
Nossa, a Helena deu até entrevista! em francês, claro. Fala melhor que todos nos juntos.





Quando o resultado da boca de urna saiu: grande gritaria e manifestação. 30% Sarkosy X 25 % Ségolene Royal...estava definido o segundo turno.





Depois da décima entrevista (verdade, o pai da Helena, sociologo, boliviano, deu uma dezena de entrevistas), passava das 9 da noite. Voltamos, impressionados com a taxa de votação num pais onde o voto não é obrigatorio!

Passeio turistico, imprescindivel

De longe, avistada!
Foto tipo "eu estive aqui". Mas nao é um passeio turistico?

Vamos subir de escada?

E ai? Vai encarar?

Bom, pagamos 4 euros (cada) e vamos ate o "segundo andar".

Os primeiros 10 minutos de subida...olha as pessoinhas la embaixo!

Ufa! 1er étage. Olha la embaixo, que linda a cidade! Desse lado, o Sena.

Vamos pintar a Torre? Uma brincadeirinha e video animado sobre a construção.

Nao da pra ver? Eu pintei de verde... ta, na verdade, eu enrolava, enquanto Marcos tirava a foto, vai? so de diversão.

Curiosidades por toda a escada. Essa é de Santos Dumont, o primeiro a dar uma volta de aeronave na torre.

Um pedaço do Brasil aqui. Um brasileiro...mas como? nao diz q ele é brasileiro em nenhuma lugar? - Lê de novo. - Lê vc. Pois é, leia com seus olhos:


Vamos subir. Segundo estagio. Fotos da cidade. Huumm..uau!


Nao resisti. A rosa da Torre, que merece um post so sobre sua arquitetura.



Vamos descer? - Vamos, vamos embora. Vamos conosco:

21.4.07

Rock à la Seine







Dia de rock. Um concerto de bandas parisienses à bordo de um barco ancorado na margem esquerda do Sena. Aos pés da Biblioteca Nacional François Miterrand.

La Guinguette Pirate, que esta mudando o nome para Le Cabaret Pirate, acolhe no seu convés uma estrutura muito boa de luz, som, bar e telão, para as apresentações das meninas do Anatomie Bousculaire e da banda Sire. Esta ultima andou abrindo as datas francesas do Dresden Dolls e do Nine Inch Nails. Boas bandas numa noite divertida com alguns amigos da Maison du Brésil e cerveja Kronensbourg a 3 euros (ui !).

http://www.guinguettepirate.com/
http://myspace.com/sire
http://myspace.com/anatomiebousculaire


16.4.07

Paris é uma festa!!!

Sim, Paris é realmente uma festa. A Paris do Sena, de Notre Dame, da Torre Eifel, do Quartier Latin, do turismo. Numa noite de sabado, de clima agradabilissimo (20 graus) os musicos dao o tom e todos acompanham. Ao lado do Sena uma paisagem linda, as pessoas batem palma, enquanto la no rio vao passando mais turitas em barcos de passeio. Ao verem o grupo e os musicos, saudam e fazem barulho. Um barato! No alto as torres de Notre Dame impoem sua majestade com elegancia e silêncio.



Num outro sabado à tarde, fomos em Mare, uma rua de muito comercio, onde fica o Forum les Halles - centro comercial imenso e de arquitetura polêmica - e se encontra lojinhas especializadas em azeite de oliva, queijos...ai, ai... Tambem point gay, com cafes bem legais. Havia uma multidao na rua, na saida do metrô...o que é? fomos ver...claro, uma banda de musicos. Esta com uma pequena bateria e seis instrumentos de sopro. O repertorio? Musicas disco, tipo "I'll survive" (icone gay, ne?) e Rolling Stones...um barato (nesse dia tinha um clone de Artuzinho, com 3 anos, dançando ao ritmo das musicas...faltou a foto, Silvana). No video, sem ediçoes ou cuidados, repare no trompetista de blusa clara, que figura!

Entre la ville et la bucolique

Um dos maiores privilégios de viver em Paris, principalmente para as familias com crianças, sao os parques. O ambiente é delicioso. Passarinhos (preto) e patinhos (caracteristicos de toda a França) ao lado das pessoas que, em geral, fazem piqueneque. As crianças brincam com agua (cachoeirinhas construidas), nos brinquedos infantis (eu so lembrava dos sobrinhos, Nando e Gui...eles iam adorar!), enquantos jovens e adultos lêem, conversam, ouvem musica e tomam sol, um 'artigo' de estaçao, tao necessario e festejado nos primeiros dias de primavera. Da pra ficar do meio dia até as 7 da noite, quando o sol esta se pondo (agora).
Fizemos uns cliques deste domingo no Parc de Montsouris, em frente à cité Universitaire.





9.4.07

Saint German des Près



Intervenção com projeções na estação de metrô de Saint Germain des Près, mítico quarteirão de Sartre, Beauvoir e outros existencialistas. Pelas paredes trechos de diversos poetas franceses.

6.4.07

La ville du travail

Numa segunda visita de trabalho, em Strasbourg, a 4 horas de Paris, fronteira com a Alemanha, fizemos alguns registros:
No centro de Strasbourg, uma grande parte alema, avistamos a grande atraçao da cidade...

Cathédral Notre Dame de Strasbourg. A catedral gotica que tem a maior torre do Ocidente. Do século XV.
Os vitrais, caracteristicos da arquitetura gotica, trabalham a luminosidade de forma impressionante. Ficamos devendo o vitral principal da 'fachada', que so é visto numa tarde de sol.
A Rue d'Observatoire, onde nos recebe o meu gentil e generoso co-orientador...

Como um doutorando nao vive so de passeios e 'promenades', olha eu ralando ai. No quarto de hospedes, Rodrigues registrou momentos que antecederam uma reuniao de pesquisa....huuumm, que foi, simplesmente, fan-tás-tica!

2.4.07

Le couché du soleil



Dez dias depois de começada a primavera, o primeiro belo e descortinado pôr-do-sol de nossa janela. O sol invade o quarto, sem pedir licença. Paro de trabalhar. Momento generoso (+ de 1 hora) de calor (depois de tantos poucos graus) e, sempre, do mais agradável de um dia. Pronto. Deu em imagens.
Très jolie! Très jolie!

1.4.07

Passages, galeries et Le Louvre







Primeiro domingo do mês. Dia de museus gratuitos em Paris. Dia de Louvre e de ver a coleção da antiguidade egípcia. Aproveitamos a proximidade e fomos às 'passages', tao caras à Baudelaire e Walter Benjamin. No foto a Galerie Vivienne. Final do século XIX. Muito elegante. Ao lado da Vivienne, o estilista Jean Paul Gaultier abriu seu show room. Para ver maior clique nas fotos.