Uma perguntava pairava no ar para todos: os franceses vão votar? Qual vai ser a taxa de votação, ja que em 2002 o Le Pen foi ao segundo turno por causa das abstenções? Não havia nada, na cidade, nas ruas, que indicasse uma movimentação.
Uma colega (jornalista) de Floripa me fala da mesma vontade dela. Vamos! Fomos nos. Eu, Terezinha, seu marido, o Silvio (o meu nao quis ir) e sua filha Helena, a garota mais fotografada do dia. Vcs vao ver!
Passamos por um parque pra seguir o caminho. Muuuita gente!!! Pensava: xiii, sera que eles votaram mesmo? Bem, depois se revelou o maior comparecimento desde 1964! Mais de 36,9 milhões pessoas. 84,6% de votantes.
Primeiras imagens. A igualdade de espaço, com impressos, radio e TV.14 ème
Onde havia como se expressar, havia expressão. Na verdade, o modelo que preserva a cidade, limita, naturalmente, a expressão em locais publicos. O radio é um dos maiores espaços para falar ou nos foruns da net.
Sede do Partido Socialista. QG de "Sego". Algum cartaz? foto da candidata? nada. Fachada historica e socialmente respeitada.
No QG de Ségolene Royal, mais jornalista por metro quadrado do que qualquer coisa. Tvs de todo o mundo.
A Helena e seu pai eram filmados e fotografados por todos, por todos mesmo!
Nossa, a Helena deu até entrevista! em francês, claro. Fala melhor que todos nos juntos.

Quando o resultado da boca de urna saiu: grande gritaria e manifestação. 30% Sarkosy X 25 % Ségolene Royal...estava definido o segundo turno.

Depois da décima entrevista (verdade, o pai da Helena, sociologo, boliviano, deu uma dezena de entrevistas), passava das 9 da noite. Voltamos, impressionados com a taxa de votação num pais onde o voto não é obrigatorio!


































